Há quatro anos, no dia 24 de fevereiro de 2022, a Rússia lançou a invasão em larga escala contra a Ucrânia.
Desde as primeiras horas da invasão, as Forças de Defesa da Ucrânia e os civis ucranianos, nas milhares de comunidades, demonstraram coragem e heroísmo extraordinários ao resistirem ao inimigo.
Durante muitos meses, os defensores ucranianos têm protegido corajosamente a liberdade e o futuro da Ucrânia, conduzindo operações especiais únicas, infligindo perdas massivas e irreparáveis ao inimigo e enfraquecendo a máquina militar da Rússia.
A guerra continua por uma razão: a Rússia não renunciou às suas ambições imperiais. O mundo deve aumentar a pressão sobre a Rússia para pôr fim à sua agressão, aos seus crimes e ao terror contra civis.
Acima de tudo, a Ucrânia procura o fim desta guerra — uma paz duradoura, sustentável e digna, baseada em garantias de segurança sólidas. Apelamos aos parceiros internacionais para que atuem de forma unida na prossecução deste objetivo.
Agradecemos aos defensores ucranianos por protegerem as nossas cidades e aldeias, o nosso povo e o nosso futuro.
Слава Україні!
---
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy:
«Hoje assinalam-se exatamente 4 anos desde que Putin iniciou a sua ofensiva de três dias para tomar Kyiv. E isso diz muito sobre a nossa resistência, sobre a forma como a Ucrânia tem lutado durante todo este tempo. Por detrás dessas palavras estão milhões dos nossos cidadãos, uma coragem imensa, um trabalho incrivelmente árduo, resistência e o longo caminho que a Ucrânia tem percorrido desde 24 de fevereiro.
Olhando para o início da invasão e para o dia de hoje, temos todo o direito de dizer: defendemos a nossa independência, não perdemos a nossa estatalidade; Putin não alcançou os seus objetivos. Não quebrou os ucranianos; não venceu esta guerra. Preservámos a Ucrânia e faremos tudo para garantir a paz e a justiça. Glória à Ucrânia!»